quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O TRANSPORTE PÚBLICO URBANO - Nosso transporte em áreas metropolitanas


A frota de ônibus urbanos somou em 1999, 94 mil veículos que transportam 50 milhões de passageiros a cada dia útil. Dados de pesquisa divulgados pela Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbanos dão conta de que o número de passageiros nas grandes cidades tem diminuido.
Entre as nove cidades avaliadas, incluindo ou não áreas metropolitanas, São Paulo, Campinas, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Goiânia e Porto Alegre, a redução média foi de 3,6% entre 1995-1996 e de 5,5% entre 1997 e 1998. As quedas mais sensíveis foram registradas em São Paulo, Campinas, Salvador e Recife. Na busca de causas possíveis para explicar o fato contam-se o aumento do número de motociclistas, transportes escolares, fretamento e transportes clandestinos e alternativos, como vans, peruas e micro-ônibus, mas há também o desemprego como efeito da política econômica em ação, que moderniza e automatiza as atividades tradicionais. Não é sem motivos que causam tanta polêmica a adoção de catracas eletrônicas nos próprios ônibus urbanos, pela ameaça de desempregar os cobradores. Encontrou-se um sistema de acomodação das partes para garantir a estes a continuação da atividade.

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